Compartilhe este texto

Secretário pede exoneração após dizer que 'pardos e mulatos são todos mau-caráter'

Por Portal Do Holanda

19/04/2019 15h52 — em
Política


Foto: Reprodução/Twitter

O secretário-adjunto de Turismo de Santos, Adilson Durante Filho, pediu exoneração do cargo nesta sexta-feira (19), informou a prefeitura.

Segundo o G1 Santos, a decisão ocorreu após um áudio em que ele diz que "pardos e mulatos brasileiros são todos mau-caráter (sic)" vazou e gerou revolta nas redes sociais.

"Aqui a gente está entre amigos. Sempre que tiver um pardo, o pardo o quê que é? Não é aquele negão, né?, mas também não é o branquinho. É o moreninho da cor dele. Esses caras – você tem que desconfiar de todos, de todos que tu conhecer. Essa cor é uma mistura, é, duma raça que não tem caráter. É verdade, isso é estudo", diz Durante Filho.

Em seguida, ele acrescenta: "Todo pardo, mulato, [você] tem que tomar cuidado. Não mulato tipo o [cita um nome]. [Ele] é tipo para índio, tipo chileno, essas porr*. Tô dizendo o mulato brasileiro, entendeu? Os pardos brasileiros. São todos mau-caráter (sic). Não tem um que não seja."

Na quinta-feira (19), por nota, Durante Filho assumiu a autoria e diz tratar-se de "um antigo áudio" gravado "em um momento de infelicidade e levado pela emoção, em decorrência de um fato que muito me abalou". O destinatários, segundo ele, eram integrantes de "um pequeno grupo de supostos amigos de WhatsApp".

"Consigno que não tenho qualquer preconceito em razão de cor, raça ou credo, pois minha criação não me permitiria ser diferente. Peço, humildemente, desculpas a todos que se sentiram ofendidos", continuou.

Após a repercussão do caso, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), informou por nota, na quinta-feira, que Durante Filho pediu licença não remunerada para se defender. A prefeitura acatou, mas não informou se iria exonerá-lo do cargo.

O novo comunicado da prefeitura, divulgado nesta sexta-feira, informa que o pedido de exoneração partiu do próprio secretário. "A portaria, assinada pelo prefeito, será publicada na edição do Diário Oficial de terça-feira (23)", informou. Não foi divulgado novo nome para cargo.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política