Vídeo: rapaz usando símbolo nazista é expulso de shopping

Por Portal do Holanda

17/06/2021 19h25 — em Policial

Foto: Reprodução

Um caso de apologia ao nazismo deixou clientes perplexos em um shopping de Caruaru, no Agreste do Pernambuco. Um sujeito de identidade não identificada até o momento foi flagrado passeando pelo centro de compras com uma suástica estampada no braço esquerdo. 

Clientes se incomodaram com a presença do garoto com o símbolo do regime fascista e ele foi expulso do shopping.  O rapaz usava um moletom preto com estampa da série “Sabrina” (Netflix) e capuz cobrindo parte do rosto. A imagem foi embaçada pela possibilidade do sujeito ser menor de idade. 

“É minha liberdade”, justificou ele ao cometer o ato que é crime inafiançável no Brasil, com pena de 2 a 5 anos de prisão  e multa.

O shopping não registrou boletim de ocorrência sobre o caso e nem a polícia militar foi acionada no momento da abordagem. O centro de compras emitiu uma nota afirmando que repudia qualquer forma de apologia ao movimento nazista.

Até o fechamento desta matéria, a Polícia Civil de Pernambuco não se manifestou sobre o caso.

Apologia ao nazismo é crime no Brasil, previsto no artigo 20 da Lei 7.716/89.  "§1º - Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular, símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena - reclusão de dois a cinco anos e multa"..


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Policial