Manaus/AM - Após encontrar uma dinamite em um muro da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), neste domingo (8), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), descobriu um plano da facção criminosa PCC, para executar agentes penitenciários e policiais civis e militares do estado.
Segundo o secretário Sérgio Fontes, membros da facção em Manaus, trocaram mensagens com os mandantes da organização criminosa em São Paulo, tratando detalhes sobre a ação. Eles orquestravam um ataque simultâneo em pelo menos três estados: Amazonas, Roraima (RR) e Rio Grande do Norte (RN). O contato foi interceptado pelo setor de Inteligência que acompanha o caso.
De acordo com Fontes, embora algumas medidas de cautela tenham sido tomadas para garantir a segurança dos servidores, o secretário afirma que o estado não vai se intimidar com ameaças e que vai responder a altura a qualquer investida das facções:
O Estado não é uma facção rival que se intimide com manifestações desse tipo. Um ataque aos seus servidores receberá a devida resposta na proporção apropriada e dentro da lei”, afirmou.
Desde o início do ano, uma série de rebeliões explodiram nos presídios brasileiros e criaram o caos no sistema público de segurança . No Amazonas, por exemplo, a guerra entre as facções “Família do Norte”e Primeiro Comando da Capital (PCC), deixaram 56 mortos no no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) com 56 presos mortos em apenas algumas horas.

