Sinetram alerta usuários contra boletos piratas em compra de crédito via internet

Por

11/07/2014 10h05 — em Policial

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) informa aos usuários que compram os créditos do Vale Transporte ou Passafácil pela internet, que os boletos gerados para o pagamento são apenas do Banco do Brasil e do Banco Daycoval. No último mês de junho a Polícia Federal identificou uma fraude que envolveu milhares de boletos falsos e computadores infectados por vírus em todo Brasil.

De acordo com o assessor jurídico do Sinetram, Fernando Borges, o órgão teve um prejuízo de aproximadamente R$ 30 mil com a atuação da quadrilha, nos últimos meses.

“Nossa orientação é para que na hora do pagamento do boleto, eles identifiquem se o pagamento está para ser feito nos bancos do Brasil e Daycoval. Se aparecer outro tipo de banco pode ser fraude”, informa Borges.

Ainda de acordo com Borges, caso exista alguma dúvida quanto o pagamento do boleto ou o banco onde deve ser pago, os usuários podem tirar as dúvidas através do telefone 2123-0300, ramal 0304.

A fraude

Conforme matéria publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo”, no último dia 2, pelo menos 34 instituições bancárias foram alvo dos hackers em vários países. A quadrilha identificada como ‘gangue do boleto’ opera via internet dos EUA, e se conecta aos computadores por um vírus.

Uma vez infectados, os computadores são monitorados à distância. Toda vez que um código de boleto é digitado ou identificado, a quadrilha intercepta o pagamento e desvia para suas contas. Entre fevereiro e maio deste ano, foram identificados mais de 496 mil boletos nos servidores da quadrilha nos EUA, com data nos últimos dois anos, o prejuízo foi suuupeior a R$ 8,5 bilhões.