Antônio Rodrigues Vieira, 56, que trabalhava no Pam da Codajás; Silvio César de Araújo, que trabalhava no Instituto da Mulher; e Sidney Barbosa Silva, que era funcionário no SPA da zona Sul, foram presos nesta quinta-feira (16) suspeitos de desviar materiais hospitalares da rede pública.
A operação Hígia foi deflagrada pela Polícia Civil nesta quinta (16) atendendo a uma solicitação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM). Foram cumpridos onze mandados de busca e apreensão, cinco mandados de condução coercitiva e quatro mandados de prisão preventiva sendo que uma pessoa está foragida.
Segundo o delegado Adriano Felix, servidores públicos e empresários participavam do esquema criminoso que furtava medicamentos do sistema de saúde pública. As investigações tiveram início em dezembro do ano passado.

De acordo com o delegado Denis Pinho, a denúncia apontou que os desvios ocorriam no Pam da Codajás e durante as investigações a polícia chegou até Antônio, que é o núcleo principal da organização criminosa. O servidor público era o responsável por desviar os medicamentos do Pam da Codajás, Hospital João Lúcio e um hospital público do município de Iranduba. Ele tinha a função de organizar essa estrutura criminosa no qual participam enfermeiros e chefes de almoxarifados.
Os medicamentos eram repassados para empresários donos de um laboratório de análises clínicas, um centro radiológico e um escritório odontológico.

Felix informou ainda que provavelmente está operação terá uma segunda fase porque apareceu outros nomes na investigação e a polícia vai verificar o envolvimento de outros servidores públicos no esquema.
Foi identificado também o envolvimento de um funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço para Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam). Essa pessoa é um dos responsáveis por colaborar nesses desvios de medicamentos.
Os presos vão responder por furto e organização criminosa. Os demais vão responder por crime de receptação







