Início Policial Policiais presos por contrabando de ouro renderam vítimas durante negociação no Parque 10
Policial

Policiais presos por contrabando de ouro renderam vítimas durante negociação no Parque 10

Policiais presos por contrabando de ouro renderam vítimas durante negociação no Parque 10
Policiais presos por contrabando de ouro renderam vítimas durante negociação no Parque 10

Manaus/AM - A polícia deu detalhes da operação que teve início na noite desta quarta-feira (29) e culminou com a prisão de seis pessoas, entre elas três policiais, por contrabando de ouro em Manaus.

Segundo o comandante da Rocam, o tenente coronel Renan Carvalho, a ocorrência teve início com a denúncia de que uma família estava sendo feita refém dentro de uma casa no bairro Parque 10, na zona centro-sul. Porém, quando a Rocam chegou ao local, se deparou com policiais dentro do imóvel e quatro pessoas rendidas no chão.

"A gente foi entendendo do que se tratava a ocorrência. A gente chegou e foi recebido pelo policial civil e de imediato a gente verificou a família no chão da garagem, rendida. E a gente entendeu que aquela ocorrência estava totalmente fora dos padrões e que estava acontecendo um crime ali. A gente rendeu os policiais e recolheu suas armas e também entendemos que dentro da casa alguém estava guardando ouro ilegal".

Secretário da SSP-AM, Vinicius Almeida- Foto: Jander Robson/Portal do Holanda Ao começar a apurar o caso, eles descobriram que os agentes souberam de uma negociação de ouro no local e foram até lá para extorquir as vítimas.

"Era um casal e mais dois homens que haviam chegado para fazer a negociação (...) e os policiais foram lá tentar extorquir esse ouro. O ouro veio da Venezuela, estava sendo vendido, tendo essa negociação e os policiais vieram fazer a extorsão, então todos ali estavam cometendo crimes".

Ao fim da operação, a polícia recolheu mais de 72 quilos de ouro, dinheiro e armas. Todos os envolvidos foram presos, com exceção da mulher do homem venezuelano que havia alugado a casa. Ela foi conduzida para a delegacia, mas na condição de testemunha.

Foto: Jander Robson/Portal do Holanda Segundo o Secretário de Segurança do Amazonas, Vinicius de almeida, essa foi a maior operação de ouro ilegal apreendido no estado. Ele ressaltou que os envolvidos responderão respectivamente pelos crimes cometidos.

"Os três civis que estavam, na verdade dois na casa e um que chegou, eles estavam contrabandeando dando esse ouro. Então, esse é um crime. A partir do momento que chega a polícia militar, os dois policiais militares e o policial civil, eles vão ali para poder fazer uma extorsão. Então, um cárcere privado, seguido de extorsão, roubo". disse.

A Polícia Federal também foi inserida no caso por conta da origem do ouro, que veio da Venezuela. Os policiais envolvidos no caso já foram afastados e um deles já respondia a outro processo.

Além do ouro, armas e dinheiro apreendidos, dois veículos também foram apreendidos. Um deles é um carro blindado usado para transportar o ouro ilegal e o outro é um veículo comum, mas que tinha um fundo falso também para levar o material após a conclusão da negociação.

vinivius.jpeg
WhatsApp_Image_2025-10-30_at_10_29_08.jpeg
vinivius.jpeg
WhatsApp_Image_2025-10-30_at_10_29_08.jpeg

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?