Compartilhe este texto

Polícia prende 22 foragidos perigosos em operação no Amazonas

Por Portal Do Holanda

24/07/2025 14h05 — em
Policial


Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Manaus/AM - Uma operação policial realizada entre os dias 22 e 24 de julho levou à prisão de 22 pessoas consideradas de alta periculosidade no Amazonas. A ação, chamada de Operação Convergência, foi coordenada pela Polícia Civil e contou com o apoio de equipes do Ministério da Justiça, da Polícia Militar e do setor de inteligência do estado.

"Então, essa operação foi realmente focada em crimes graves, especialmente tráfico e homicídio. Contamos com esse trabalho integrado que temos desenvolvido com a Polícia Militar e com o Sistema de Segurança. Aqui estou com o doutor Ivanilson, representante da Seai, que nos ajudou bastante, e também quero destacar o doutor Benelli, do Laboratório de Crimes Cibernéticos do Ministério da Justiça, um delegado de polícia cedido ao Ministério, que tem nos apoiado muito nesse tipo de operação. Mas também quero fazer um agradecimento especial à atuação da Polícia Militar. Agradeço especialmente ao coronel Clíngea, que disponibilizou toda a equipe para participar da ação. Nos reunimos no CPE, realizamos o briefing da operação, e no momento do cumprimento dos mandados, a PM cercou rapidamente todos os alvos. Graças a isso, não houve nenhuma intercorrência, nenhuma fuga, e conseguimos cumprir todos os mandados com sucesso", iniciou o delegado Guilherme Torres ao falar sobre a operação nesta quinta (24)

A maioria das capturas aconteceu em Manaus, mas a força-tarefa também alcançou cidades do interior, como Maués e Coari. Entre os nomes mais citados está o de César Santos Guimarães, 36 anos, condenado a 13 anos de prisão por tráfico de drogas e tentativa de homicídio. Outros detidos foram Pablo Henrique Ribeiro, 23, por tentativa de homicídio, e Sidney Miranda Ribeiro, 42, condenado por latrocínio (roubo seguido de morte).

"Esse homicídio ocorrido em Maués, particularmente, foi uma prisão muito importante para a gente, porque se tratava de uma pessoa envolvida em disputa territorial relacionada ao tráfico de drogas aqui no estado. Ele já tinha condenação criminal por tráfico e também por tentativa de homicídio. Foi ele quem atirou em uma pessoa, em 2012, para expulsá-la da área de Valparaíso, e essa vítima sobreviveu. As prisões que estamos realizando não são prisões banais. Ontem mesmo, com o apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência, fomos prender uma pessoa que atuava na Colônia Terra Nova. Ele havia agredido outra pessoa, e a princípio poderia parecer apenas uma briga de bar, um crime passional. Mas, ao solicitarmos o mandado, encontramos esse indivíduo em posse de uma arma de fogo e também com substância entorpecente", destacou o delegado Fábio Aly.

A polícia também prendeu Gilmar Cardoso Nascimento, de 40 anos, que estava foragido do Amapá por homicídio, e uma mulher condenada a mais de 16 anos de prisão por tráfico, com três autuações em flagrante.

Segundo os investigadores, todos os presos devem cumprir pena em regime fechado.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial