Compartilhe este texto

Polícia encontra túneis em celas de membros do PCC presos no Paraguai

Por Folha de São Paulo

12/03/2025 12h30 — em
Policial


Foto: Reprodução

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Policiais paraguaios encontraram dois túneis em celas no pavilhão de membros do PCC em uma inspeção na segunda-feira na penitenciária regional de Ciudad Del Este.

Agentes fizeram a operação após receber denúncia sobre um possível plano de fuga de membros do PCC. A operação faz parte de uma ação voltada para garantir a segurança na unidade prisional.

Agentes apreenderam objetos cortantes e bebida alcoólica nos túneis. A inspeção localizou 23 facões, outros 20 objetos cortantes, 500 litros de bebida alcoólica artesanal e pacotes de papel de seda usados para o consumo de maconha. A operação também confiscou no pavilhão uma geladeira, cinco fogões elétricos, uma balança eletrônica e um fogão doméstico usado na preparação da bebida alcoólica.

Escavação de túneis estava em fase inicial, segundo as autoridades. Um deles, encontrado no piso de uma cela, tinha 15 centímetros de diâmetro e 40 centímetros de profundidade. O outro, localizado embaixo de uma cama de madeira, tinha 10 centímetros de diâmetro e 30 centímetros de profundidade.

Departamento de Criminalística irá determinar possíveis destinos finais de túneis em presídio. As investigações estão em andamento para identificar os responsáveis por um possível plano de fuga e supostos envolvidos em atividades ilícitas dentro da penitenciária.

É o segundo caso envolvendo o PCC e o sistema prisional paraguaio nos últimos 15 dias. Após ser preso, Marcelo Rogelio Gnoato, o Alemão, 37, um dos líderes da facção criminosa paulista no país vizinho, pediu transferência para um pavilhão ocupado por internos do PCC. Mas o pedido não foi atendido.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial