Manaus/AM - Durante a Operação Shamar, da Polícia Civil e da Polícia Militar do Amazonas, 297 criminosos foram presos por crimes praticados contra a mulher em Manaus e no interior. Os dados da operação realizada em agosto foram apresentados nesta segunda-feira (8).
"Atuamos nos 62 municípios do Estado do Amazonas. Destacamos Urucurituba, Iranduba, Guajará e Barcelos. Ressalta-se que o trabalho principal da fiscalização da Ronda Maria da Penha é o trabalho preventivo. Durante a operação capacitamos os policiais que recebem casos dessa natureza de crime. Implantamos a Ronda em Iranduba e Guajará. Foi uma operação bastante exitosa", detalhou a capitã Viviane, da Polícia Militar.
A operação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), teve como objetivo fortalecer medidas ostensivas, repressivas e preventivas.
Prisões
Na capital, foram efetuadas 112 prisões, entre mandados e flagrantes. Além disso, foram solicitadas 741 Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) e 1.045 Inquéritos Policiais (IPs) foram instaurados. No interior do estado, o total chega a 185, sendo 52 mandados cumpridos, 131 flagrantes e duas apreensões de adolescentes.
No dia 8 de agosto, foi lançada a Delegacia Virtual da Mulher (DVM), ferramenta que facilita denúncias e solicitações de medidas protetivas.





