Polícia alerta contra golpes em sites de compra e venda; saiba como evitar

Por Portal do Holanda

27/07/2021 16h13 — em Policial

Mulher com cartão magnética faz compra por tablet. Foto: Pixabay

Manaus/AM - O comércio online traz praticidade e comodidade na hora das compras. Porém, também amplia os riscos do cidadão cair em golpes, como não receber o produto pelo qual pagou, por exemplo. Nestes cases, a vítima deve proceder com rapidez, pelos meios legais, para obter o produto ou ter o dinheiro devolvido.

O delegado Torquato Mozer, titular do 30º Distrito Integrado de Polícia (DIP), orienta às vítimas que comuniquem às autoridades assim que perceberem ter caído em um golpe desta natureza.

De acordo com o delegado, o Boletim de Ocorrência (BO) deve ser registrado no lugar onde uma vítima reside para que, deste modo, as autoridades policiais locais ocorram dar andamento às apurações exigidas.

Colocar dados pessoais em sites desconhecidos é um risco, pois isso expõe informações particulares do cidadão que, nas mãos erradas, podem servir para aplicar golpes, abrir contas bancárias, cartões de crédito, entre outras coisas.

A vítima pode fazer o registro do crime no site da Delegacia Virtual, por meio do endereço eletrônico https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Policial