Compartilhe este texto

Operação Shamar prende 48 agressores de mulheres no Amazonas

Por Portal Do Holanda

07/08/2025 12h30 — em
Policial


Delegada Patrícia Leão - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Manaus/AM - A Operação Shamar, que prendeu 48 pessoas suspeitas de crimes de violência contra mulheres no Amazonas, divulgou um balanço da ação que ocorreu do dia 1º ao dia 6º de agosto em todo o estado.  O Dia D da operação, aconteceu hoje (7), exatamente no dia em que a lei Maria da Penha completa 19 anos.

Delegado Paulo Mavignier - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

"Nós conseguimos cumprir 48 prisões em todo o estado do Amazonas, 14 prisões só no interior nesses 7 dias, inclusive com duas prisões acontecidas hoje no município de Parintins, comandadas pela delegada Marda. Além de várias ações que nós estamos fazendo, como palestras, ações de prevenção, lavratura de TCOs, patrulhas, toda uma ação integrada em busca da proteção das mulheres do Brasil da mulher do Amazonas, em especial agora no interior do Amazonas", diz o delegado Paulo Mavignier.

Subtenente da PM - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

A Subtenente a PM, Adriana Granjeiro, destaca uma prisão importante que ocorreu em Manaus, essa quarta-feira (6). "Uma dessas prisões é de um incendiário. Ele incendiou a residência da mãe dele, foi preso em flagrante e apresentado na delegacia. Ele já foi preso pela quinta vez, ontem, teve os mesmos crimes de descumprimento de medida protetIva. Então, vamos continuar intensificando as visitas, principalmente na zona norte e leste de Manaus".

 Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

A delegada Nathalia Oliveira também destacou a prisão de um homem que agrediu e tentou matar a ex por não aceitar o fim do relacionamento.

"Nós efetuamos um cumprimento de mandado de prisão de um crime ocorrido no dia 20 de julho desse ano. O crime foi gravado, o autor e a vítima tiveram um relacionamento de 4 anos e estavam separados há cerca de três meses. Todavia o autor não aceitava o fim do relacionamento e passou a perseguir a vítima. Ele a seguiu, parou com a moto em frente ao seu veículo, desceu do veículo, quebrou o vidro do veículo com capacete, retirou a vítima de dentro do veículo e a lesionou com capacitadas".

Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Nathalia também citou o caso de um homem preso após invadir a casa de uma mulher e agredi-la com chutes e socos, além de permanecer na residência sem o consentimento da vítima.

A delegada Patrícia Leão enfatizou que crimes como esses não serão tolerados e afirmou que a Polícia está atenta para proteger as vítimas e punir os agressores. Ela comunicou que para ajudar as mulheres a denunciarem os agressores, um novo sistema passará a funcionar a partir desta sexta-feira (8).

"A partir de amanhã nós lançaremos o site da Delegacia Virtual da Mulher. É um site voltado justamente para as mulheres em situação de violência. A gente sabe que muitas mulheres não conseguem identificar que estão passando por violência. Então, esse site, ele tem uma cartilha informativa, ele informa quais são os direitos que essa mulher tem previstos na Lei Maria da Penha, quais são as possibilidades que ela tem dentro do pedido de medida protetiva, o que que ela pode pedir dentro da medida eh protetiva. Então, é um site bem explicativo para essa mulher e o que é melhor, a partir de amanhã essa mulher, ela vai ter oportunidade de solicitar a sua medida protetiva online".

Além de solicitar a medida online, a mulher também pode entrar em contato com a Delegacia da Mulher do Parque 10 por meio do telefone (92) 98545-0808. O número também recebe denúncias por mensagem.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial