Compartilhe este texto

Militares da FAB selecionavam 'mulas' para transportar drogas, diz polícia

Por Portal Do Holanda

06/02/2025 11h30 — em
Policial


Delegada Grace Jardim - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Manaus/AM – Os três militares da FAB, presos por transportarem drogas de São Gabriel da Cachoeira para Manaus em aviões da FAB, também faziam seleções de “mulas” para participarem do esquema.

A delegada Grace Jardim detalhou, durante coletiva de imprensa, como funcionava o esquema.

foto: Divulgação“Três militares da FAB ajudavam nesse envio, colocavam pessoas ‘mulas’ para fazer essas viagens, eles mesmos já chegaram a levar drogas a Manaus em voos da FAB (...) era uma verdadeira associação, cada um tinha uma função. Um deles era cooptar pessoas na cidade. Claro que São Gabriel da Cachoeira é uma cidade tem um PIB mais baixo e tem pessoas que necessitam.  E aí essas pessoas eram cooptadas para levar drogas a Manaus no voo. Eles (os militares) faziam a inscrição das pessoas no voo da FAB e essas pessoas levavam as drogas”.

Delegado Guilherme Torres - Foto: Jander Robson/Portal do HolandaAlém dos militares, um homem que financiava o esquema também foi preso. A polícia descobriu que ele faturava milhões com o tráfico e fraudava sua declaração de renda.

“O financiador das drogas, como disse o Dr. Guilherme, ele movimentava milhões de reais, sendo que ele apenas declarava receber R$1000 por mês. Chegamos ao financiador que também lavava dinheiro na cidade para dizer que esse dinheiro estava vindo de meio lícito, quando na verdade não estava. Ele alugava carros na cidade e com isso, nós conseguimos prender cinco pessoas”.

foto: DivulgaçãoDurante a operação “Queda do Céu”, a polícia também cumpriu mandados busca e apreensão e reteve sete veículos usados pelos acusados.

“Foram expedidos mandados de busca e apreensão, sete mandados que foram cumpridos e chegamos também à apreensão de drogas, crimes ambientais, apreensão de carros, apreendemos três carros e quatro motocicletas”, afirma Grace.

Os presos preferiram não colaborar com as investigações e se mantiveram calados. As identidades deles foram preservadas em sigilo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial