Manaus/AM - Em julgamento realizado nesta segunda-feira (2), a 2.ª Vara do Tribunal do Júri de Manaus condenou Moyses Marques Vieira a 30 anos de prisão pelo assassinato de sua companheira. O crime, ocorrido em junho de 2023 na zona Norte da capital, foi classificado como feminicídio com a qualificadora de motivo fútil.
O juiz Leonardo Mattedi Matarangas, com base em entendimento recente do STF, determinou a execução imediata da pena . Como Moyses já estava preso e possui histórico criminal, ele não poderá recorrer da sentença em liberdade.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, o casal retornava de um bar na madrugada do dia 9 de junho de 2023. Ao chegarem na residência, no bairro Cidade de Deus, iniciou-se uma discussão. Moyses agrediu a vítima violentamente, concentrando os golpes no rosto, e não parou mesmo diante dos gritos de socorro, cessando apenas com a morte da companheira.
Para tentar despistar a polícia, o condenado fugiu e retornou à cena do crime apenas ao meio-dia, quando os policiais já estavam no local. Na ocasião, Moyses simulou choque e surpresa ao encontrar o corpo, mas foi preso em flagrante após os agentes notarem ferimentos recentes em suas mãos.
Julgamento e Condenação
Durante o júri, Moyses participou por videoconferência e manteve a negativa de autoria, alegando que havia deixado a esposa em casa para dormir em outro imóvel. A versão, no entanto, foi rejeitada pelos jurados, que acolheram integralmente a tese do promotor Gabriel Salvino Chagas do Nascimento.
A pena máxima de 30 anos foi imposta considerando:
Feminicídio: Crime cometido em razão do gênero e contexto doméstico.
Motivo fútil: O crime ocorreu após uma discussão banal.
Reincidência: O réu já possuía duas condenações definitivas por outros crimes.

