Compartilhe este texto

Homem é preso por pesca ilegal de 365 quilos de pirarucu em Amaturá

Por Portal Do Holanda

23/05/2025 10h41 — em
Policial


A prática configura crime ambiental - Divulgação/PC-AM

Manaus/AM - José Francisco Castro Gomes, de 45 anos, foi preso em flagrante na quinta-feira (22) acusado de pesca ilegal de 365 quilos de pirarucu na Reserva Municipal de Caturiá, na zona rural de Amaturá.

A prisão foi realizada por policiais civis da 49ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Amaturá, com apoio da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. De acordo com o delegado Frank de Freitas, José Francisco foi flagrado transportando dez exemplares de pirarucu, sem a devida licença ambiental, utilizando uma malhadeira de aproximadamente 300 metros e diversos outros equipamentos.

Na ação, também foram apreendidos cerca de cinco quilos de chumbada, vinte boias de isopor, cinco rolos de linha de pesca, quatro pares de luvas e a malhadeira de arrasto. O pescado, por ser perecível, foi doado à Prefeitura de Amaturá, para ser destinado a instituições conforme determina a legislação ambiental.

José Francisco foi autuado em flagrante por crime ambiental e teve fiança arbitrada. Após o pagamento, ele foi colocado em liberdade e deve cumprir as determinações judiciais.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial