Compartilhe este texto

Fuzis apreendidos com homem no Amazonas são usados por criminosos na Venezuela

Por Portal Do Holanda

07/01/2026 11h53 — em
Policial


Delegado Paulo Mavignier - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Manaus/AM – Os fuzis e as munições encontrados com um homem de 20 anos dentro de uma lancha em São Paulo de Olivença, no interior do Amazonas, pertencem a criminosos da Venezuela.

Segundo o delegado Paulo Mavignier, o armamento estava sendo utilizado para escoltar cargas de drogas no Amazonas e é empregado em confrontos contra forças policiais tanto no país vizinho quanto no estado.

“O delegado Igor Nunes, titular de São Paulo de Olivença, fez a apreensão de dois fuzis venezuelanos: um AK-47 e um FAL, ambos no calibre 7,62. Esses fuzis possivelmente estavam sendo levados de Tabatinga para Manaus, escoltando uma carga de entorpecentes, e depois retornariam à fronteira para escoltar uma nova remessa. Essas armas são usadas em confrontos, já houve diversos embates com as forças policiais do Amazonas, e seguimos trabalhando para descobrir quem era o destinatário e quem enviou esse armamento”, explicou Mavignier.

O delegado detalhou os tipos de armas e suas origens, além de destacar que o jovem preso confessou que esta já era a segunda vez que fazia a escolta armada de entorpecentes pela mesma rota.

“Ele alega que foi abordado por um homem que pediu para transportar a caixa com o armamento, sabendo do que se tratava, e ofereceu a quantia de R$ 3.000. Existe um contato que entregou a mercadoria para ele levar. Ele era apenas a ‘mula’, o transportador do armamento. Vale ressaltar que muitos armamentos militares venezuelanos circulam na região, abastecendo e estruturando o crime organizado ligado ao narcotráfico. São dois fuzis calibre 7,62: um 7,62x51, que é o FAL, de origem austríaca, mas pertencente ao exército venezuelano, e o outro uma AK-47 possivelmente de origem russa, no calibre 7,62x39”, detalhou.

Para o delegado, tão importante quanto apreender drogas que entram no estado é retirar essas armas das mãos dos criminosos.

“Há muita arma de guerra circulando aqui. Isso é um perigo para todos nós, então é prioridade retirar esse tipo de armamento, que mata a população e enfrenta as forças de segurança pública. Nossa missão prioritária, além de apreender drogas e prender criminosos, é garantir que o policial volte para casa”, concluiu Mavignier.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial