Compartilhe este texto

Filho é preso por matar mãe e tentar forjar versão do crime no Gilberto Mestrinho

Por Portal Do Holanda

04/11/2025 12h00 — em
Policial


Delegado Ricardo Cunha - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Manaus/AM - Carlos André Souza Catuaba, de 39 anos, foi preso nessa segunda-feira (3), suspeito de matar a facadas a própria mãe, de 58 anos, dentro de casa, no bairro Gilberto Mestrinho, zona leste de Manaus, na sexta-feira (31).

Conforme o delegado Ricardo Cunha, Carlos era usuário de drogas e costumava, com frequência, roubar e agredir a mãe para obter dinheiro para comprar mais entorpecentes.

"Essa senhora de 58 anos já vinha sendo vítima de violências psicológicas, violências físicas no decorrer da sua vida pelo seu próprio filho. Esse indivíduo ele é viciado, dependente químico e constantemente agredia essa senhora para o consumo. É mais um caso é, de uma pessoa que não denuncia para as autoridades, por conta do seu sentimento de mãe ali falar mais alto", afirma.

Ricardo conta que pouco antes do crime, Carlos havia roubado o telefone da mãe e durante uma discussão entre eles por conta do aparelho, o filho cometeu o crime.

"A casa dessa senhora casa extremamente humilde, porque por conta desse vício, ele levava todos os utensílios domésticos, tudo que tinha de valor nessa casa. Neste dia, ela havia recebido a sua remuneração do trabalho e notou que o seu celular havia desaparecido, mais um bem que ele havia pego, e por conta do sumiço desse celular houve essa discussão, que infelizmente terminou nessa fatalidade".

Delegado Fernando Damasceno - Foto: Jander Robson/Portal do Holanda

Após matar a mãe a golpes de faca, Carlos acionou os vizinhos e conhecidos e tentou forjar a versão de que outra pessoa teria entrado na residência e matado a vítima e que ele já teria a encontrado sem vida quando chegou em casa. Contudo, ele entrou em contradições várias vezes durante o depoimento.

"Tivemos inicialmente o seu próprio filho, que era a pessoa que convivia com ela, foi ouvido na oportunidade, foi o comunicante desse que lhe deu uma versão inicial dos fatos. Até então era tudo que a gente tinha essa versão, que ele teria encontrado o cadáver da mãe (...) Ouvimos diversas testemunhas, familiares inclusive, e verificamos que a versão que ele teria dito era completamente fantasiosa, mentirosa. A versão é que se trataria ali de uma pessoa das proximidades envolvida com tráfico de droga que ela teria entrado em luta corporal com uma outra pessoa numa data anterior para proteger o seu companheiro, né? Então ele colocou outras pessoas na cena do crime, o que nós descartamos completamente a partir das investigações", diz o delegado Fernando Damasceno.

Após a prisão, Carlos confessou o crime e deu detalhes do que teria ocorrido naquele dia. "A motivação desse crime teria sido um celular que a que o autor subtraiu da sua própria mãe, trocou por droga uma boca. A mãe questionou, indagou sobre isso e ele não viu outra opção a não ser desferir esses golpes da mãe. Ele assumiu o crime, na manhã de hoje foi interrogado formalmente e assumiu a autoria do crime, inclusive relatando que teria desferido ali o golpe de faca nela, porque não viu outra opção porque ele não tinha como devolver o celular, registro do celular da mãe", destaca.

O homem vai responder pelo crime e deve permanecer preso.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial