Manaus/AM - Estudantes da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), vão realizar um ato público nesta segunda-feira (4), em Manaus, em resposta a ataques e publicações consideradas sensacionalistas nas redes sociais. A mobilização ocorre após a circulação de um vídeo que mostra docentes e alunos em uma atividade artística na área externa da instituição.
Segundo os organizadores, o encontro terá início às 14h, com uma oficina de produção de cartazes na sala Samambaia, dentro da ESAT. A iniciativa busca reforçar a defesa da universidade pública e das expressões artísticas, em um movimento semelhante ao realizado recentemente por estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), após episódios de vandalismo contra materiais de manifestação estudantil.
A programação segue às 16h, com apresentações de estudantes dos cursos de Teatro, Dança e Música. Também estão previstas falas públicas em defesa da educação, da liberdade de expressão e da valorização das atividades artísticas desenvolvidas na universidade.
O vídeo que motivou a reação mostra alunos realizando exercícios de reconhecimento corporal e desinibição, práticas comuns na formação artística. No entanto, a divulgação fora de contexto e com legendas consideradas provocativas levou à viralização do conteúdo e à sua exploração por páginas e perfis de conteúdo sensacionalista nas redes sociais.



