Siga o Portal do Holanda

Policial

Dezessete pessoas são presas durante Operação Brasil Integrado, no Amazonas

Publicado

em

Em uma semana da Operação “Brasil Integrado”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), 17 pessoas foram presas por tráfico de drogas, contrabando e descaminho de mercadorias, em nove municípios do Amazonas, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (7). Durante o período da operação foram realizadas ações nos rios, estradas e áreas urbanas das cidades.

A Operação, que encerra neste sábado (8), está sendo  realizada em todos os estados das Regiões Norte e Sudeste, sendo que no Amazonas e Rio de Janeiro a ação está servindo como um projeto de segurança para os Jogos Olímpicos 2016.

Durante os dias da operação, realizada de forma simultânea em nove municípios do Amazonas e na capital, foram empregados 400 servidores de 21 órgãos das Esferas Federal, Estadual e Municipal.

No total foram montadas nove barreiras terrestres e três fluviais. Pelo menos 31 veículos foram recuperados e as equipes abordaram 3.570 pessoas, 284 embarcações, 1.243 carros, 989 motos, 24 ônibus e 136 caminhões. Foram ainda apreendidos cerca de oito quilos de droga (maconha e cocaína), sete armas de fogo, uma arma branca, 19 munições, 31 veículos, 56 eletrônicos e R$1.832.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, todas as ações estão sendo desenvolvidas para o combate aos crimes típicos das regiões de fronteira, divisa e rotas, como contrabando e descaminho de mercadorias, além do tráfico de drogas.

Ele destaca que o Amazonas é um estado atípico, por sua dimensão e características geográficas. “Na estrutura do planejamento da operação, resolvemos dar ênfase para os municípios que possuem rotas de tráfico de drogas. Todas as pessoas presas em flagrante durante a operação foram enquadradas nos crimes de tráfico de drogas ou descaminho de mercadorias, que é o foco da operação”, ressaltou o secretário.

Os municípios que estão recebendo a operação são: Boca do Acre, Lábrea, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Humaitá, Tefé, Atalaia do Norte e Benjamin Constant.

Segundo o secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, Dan Câmara, o Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM), que está coordenando a operação, tem repassado as informações de produtividade nos municípios para o Centro de Comando Nacional.  “Em cada estado o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Estadual está se reportando ao CICC Nacional, que está agregando todos os dados e números para divulgar um balanço geral. Essa é uma ação estimulada pelo Governo Federal, adotada pelos estados participantes para uma atuação integrada dos órgãos”, disse.

Além dos órgãos do Estado, também participam da operação: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Departamento da Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Civil (PC), Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Subcomando de Defesa Civil, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), e órgãos vinculados à SSP-AM.

+ Policial

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.