Compartilhe este texto

Comércio de Manaus passa a integrar câmeras com reconhecimento facial para identificar foragidos

Por Portal Do Holanda

16/06/2025 20h12 — em
Policial


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Os estabelecimentos comerciais, supermercados, shoppings, restaurantes e empresas de transporte coletivo de Manaus poderão integrar suas câmeras de segurança ao sistema estadual de videomonitoramento com tecnologia de reconhecimento facial, distribuídas em locais de grande circulação para identificar os foragidos da justiça na capital amazonense. 

A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (16), pela Associação Comercial do Amazonas (ACA) após o Governador do Amazonas Wilson Lima, anunciar a nova etapa do Sistema Paredão.

A adesão do setor privado será feita por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e a Associação Comercial do Amazonas (ACA). Os interessados devem realizar cadastro pelo site oficial da entidade: www.aca.org.br.

As empresas poderão integrar suas câmeras de duas formas: seja por meio de câmeras homologadas pela SSP-AM, compatíveis com a tecnologia de reconhecimento facial e veicular utilizada no Sistema Paredão; ou com câmeras comuns não homologadas, que, embora não contem com a tecnologia inteligente, funcionarão como apoio visual, reforçando o monitoramento urbano.

A contratação, aquisição e manutenção dos equipamentos são de responsabilidade exclusiva das empresas parceiras, sem custos para o Estado. Com a integração, as imagens captadas nas áreas externas dos estabelecimentos passam a compor a rede de videomonitoramento estadual, ampliando a capacidade de vigilância e o tempo de resposta das forças de segurança.

Monitoramento

Parte desse monitoramento será realizada por meio de torres fixas de videomonitoramento, já implantadas na área central da cidade, sendo que cinco dessas estruturas já estão em operação. As câmeras estão integradas ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), permitindo que, ao identificar um rosto, o sistema realize automaticamente o cruzamento com ordens judiciais em aberto.

As identificações são feitas a partir de imagens captadas e dados do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), responsável pela emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de informações do Detran-AM.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial