Compartilhe este texto

Começa hoje julgamento dos acusados pela morte da PM Deusiane em Manaus

Por Portal Do Holanda

29/09/2025 7h17 — em
Policial


Deusiane Pinheiro - Foto: Arquivo pessoal

Manaus/AM - O Tribunal do Júri Militar inicia nesta segunda-feira (29) o julgamento dos cinco policiais militares acusados de envolvimento na morte da soldado Deusiane da Silva Pinheiro, assassinada em abril de 2015 na base flutuante do Batalhão Ambiental da PM, no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus.

O cabo Elson dos Santos Brito é apontado como autor do disparo que matou a policial. Jairo Oliveira Gomes, Cosme Moura Souza, Narcízio Guimarães Neto e Júlio Henrique da Silva Gama são os outros PMs que respondem por falso testemunho e tentativa de acobertar o crime.

A audiência ocorre após 10 anos de espera e mobilização da família da vítima, que sempre sustentou a tese de feminicídio. A mãe de Deusiane, Antônia Assunção, acompanha o julgamento e cobra justiça.

O caso ganhou repercussão nacional por envolver agentes da própria corporação e por denúncias de manipulação da cena do crime. A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas acompanha o processo.

A expectativa é de que o julgamento se estenda ao longo da semana. A sessão será fechada ao público, mas representantes de entidades de direitos humanos devem acompanhar os desdobramentos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial