Casal condenado por manter jovem por 11 anos como escrava é preso no RJ

Por Portal do Holanda

19/04/2021 14h38 — em Policial

Idosos são presos por redução a condição análoga à escravidão — Foto: Reprodução

Jarbas Tavares Oliveira, de 71 anos, e Rosalina Postiga Tavares, de 64, foram presos por policiais da 76ª DP (Niterói), após serem condenados pelo crime de redução a condição análoga à escravidão por manter em casa uma adolescente durante 11 anos.

Segundo o G1 Rio de Janeiro, órfã, a adolescente foi trazida de São Mateus (ES) quando tinha 13 anos de idade para trabalhar como doméstica. Entre 1989 e 2000, segundo a polícia, a vítima sofreu humilhações e agressões, cumprindo jornadas de trabalho exaustivas e sem folgas.

Os investigadores afirmam que a jovem jamais recebeu salário e nunca pôde frequentar a escola. Ela ainda era proibida de ver televisão, de sair de casa sozinha e de fazer qualquer contato com os irmãos.

Aos 25 anos, a vítima conseguiu fugir para a casa de um vizinho, após ser agredida pelo casal, e voltou para sua terra natal.

Uma carta anônima ao Ministério Público de São Gonçalo narrou os fatos, o que deu origem à investigação. A Justiça os condenou a seis anos de prisão.

Uma denúncia ajudou a polícia a localizar o casal, na última quinta-feira (15).


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Policial