Manaus/AM - Um cachorro em situação de maus-tratos foi resgatado, nesta quinta-feira (15), no bairro Gilberto Mestrinho, Zona Leste. Além de nunca ter sido tosado e viver em um local insalubre, o animal possuía um corte profundo na cabeça.
Moradores denunciaram os maus-tratos às autoridades após ouvirem os gritos de sofrimento do animal. O cachorro estava escondido por cima de um pelo que não era tosado há anos. Além disso, ele está tão debilitado que não consegue mais ficar em pé.
O caso foi registrado na Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA).
A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. Agora, os suspeitos podem pegar de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

