Proposta prevê Serviço Móvel de Atendimento Veterinário
.jpg)
O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Everaldo Farias, protocolou hoje a Indicação nº. 1.313/2013, ao prefeito de Artur Neto, solicitando a criação do Serviço Móvel de Atendimento Veterinário aos animais domésticos, como cães e gatos.
De acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses, mais de 200 mil animais domésticos vivem na capital, sendo que 40% desses não possuem donos e a outra parte com donos possuem dificuldades para tratar de seus animais.
Everaldo afirma que não se trata de cuidar apenas da saúde dos animais, mas também da saúde pública. “Sabemos que um animal doente pode transmitir sua enfermidade para as pessoas que estão ao redor dele”, disse.
O Serviço Móvel de Atendimento Veterinário aos animais domésticos poderá realizar o mesmo papel desempenhado pelo CCZ, oferecendo o serviço de registro e identificação de animais, resgate dos abandonados, castração e chipagem.
Na última semana o parlamentar durante visita ao Centro de Controle de Zoonoses, constatou que o departamento vem desempenhando diversos papéis que na verdade não fazem parte de suas atribuições.
“Como nunca tivemos em Manaus um órgão voltado para cuidar da saúde dos animais, hoje o departamento além de tratar das doenças transmitidas por eles, acumulam a função de tratar da saúde desses animais”, relatou, ressaltando ainda da necessidade de ampliação e melhoria nas instalações e condições para os animais que estão no local.
O vereador conclui explicando que o sistema de atendimento ocorreria até a implantação do Instituto de Proteção aos Animais que criaria diretrizes permanentes de serviços de atendimento médico aos animais domésticos e faria se cumprir a Lei 1.590 de 26 de setembro de 2011, que disciplina a criação, propriedade, posse e guarda de animais domésticos.