Deputado pede apoio na luta por uma agricultura mais rentável no Amazonas
O deputado estadual Tony Medeiros fez um relato dramático da situação em que vivem os trabalhadores rurais. Citando matéria publicada no jornal A Crítica, Medeiros garantiu que “o Amazonas vive de costas para a área rural desde o descobrimento do Brasil, apesar de o país ter várzea, terra firme, lagos e florestas densas, minérios e uma grande biodiversidade”.
Para o deputado, no entanto, não é apresentada uma ação palpável, no Estado, capaz de alavancar o setor primário, tornando-o bastante vulnerável e o homem do interior, refém das promessas que são feitas. Mas, segundo Tony, “o programa Amazonas Rural trouxe uma luz para o fim do túnel, bastando, apenas, que se tenha a vontade política de torná-lo viável. É necessário que se acredite e se invista nele”, atestou Medeiros.
Tony Medeiros pediu a participação de todos os deputados estaduais na luta pela solidificação de uma agricultura mais rentável no Amazonas, e solicitou aos presidentes das comissões técnicas comprometidas com o povo do interior que façam andar esse programa.
O parlamentar afirmou que tem envidado todos os esforços, por meio da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia, nos distritos que pretendem se emancipar, mas tem percebido que nesses locais não existe uma economia “que possa sinalizar um desenvolvimento mais efetivo”. Tony Medeiros explicou que essas vilas sobrevivem apenas dos salários, aposentadorias ou das bolsas benefício recebidos dos governos municipal, estadual e federal.
Tony explicou que já iniciou um trabalho mais efetivo nas vilas de Caburi e Mocambo, em Parintins, onde já está realizando um treinamento para a formação de lideranças para a autogestão e “assim ser incrementada a formação de cooperativas integradas”, frisou o deputado, pedindo o esforço do Governo do Estado para a emancipação do setor primário.