Compartilhe este texto

Criação de novas unidades de conservação no Amazonas causa repúdio

Por Portal Do Holanda

10/09/2013 16h17 — em



O anúncio da criação de duas novas unidades de conservação no Amazonas pelo Governo Federal foi repudiado pelo deputado estadual Orlando Cidade, no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas, por entender que a decisão prejudica os produtores rurais. As áreas protegidas são dos municípios de Borba e Maués.

Segundo o parlamentar, as áreas destinadas a unidades de conservação dos dois municípios somam 952 mil hectares, com o intuito de preservar a floresta, a fauna e flora. “Dessa forma o Governo Federal vai transformar o Amazonas em um estado produtor de fome”, afirmou.

Também contrário à decisão, o deputado estadual Sidney Leite não vê justificativa para se criar mais áreas protegidas. Ele entende que os prejudicados são os produtores, que ficam com menos áreas para trabalhar. No caso de Maués, o parlamentar disse que criaram uma reserva que dificulta o acesso das pessoas. “Quem está no norte do município não pode ir para o sul e vice –versa, contrariando os interesses das autoridades, sem nenhum diálogo”, disse Sidney, ressaltando que criam essas unidades de conservação sem estrutura para fiscalizar. “Isso fere a soberania dos agricultores e ribeirinhos do Estado do Amazonas”, frisou.

Novos investimentos

Orlando Cidade disse que o município de Careiro da Várzea foi contemplado com investimentos para a agricultura familiar, destinado ao cultivo pelo governo estadual. “São investimentos importantes que estão sendo levados pelo Governo do Estado aos municípios amazonenses, visando incrementar o setor primário”, mencionou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+