Compartilhe este texto

Comissão discute implantação de agências dos Correios no interior do Amazonas

Por Portal Do Holanda

29/08/2013 16h06 — em



A necessidade de implantação de agências dos Correios nos distritos e agrovilas do interior do Amazonas foi discutida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Amazonas. A reunião foi presidida pelo deputado estadual Tony Medeiros e teve a presença de representantes dos Correios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e de moradores do distrito de Foz do Canumã, no município de Borba.

A necessidade de instalação de agências dos Correios vai muito além do envio e recebimento de correspondências, disse Tony Medeiros. “No interior, os Correios também oferecem o serviço de banco postal, que é de grande importância para os moradores”, afirmou. O serviço de banco postal é usado principalmente em comunidades e distritos que não possuem agências bancárias, permitindo aos moradores o recebimento de benefícios sociais, pagamento de contas e transferências de dinheiro. 

A criação de agências de Correios nos distritos e agrovilas é um pedido antigo dos moradores, destacou Tony Medeiros. Para abrir um posto é necessário investimento aproximado de R$ 500 mil. “Por isso a parceria com prefeituras é fundamental para implantarmos as agências nas comunidades mais afastadas”, ressaltou o deputado.

A partir da próxima semana, a Comissão de Assuntos Municipais, em parceira com os Correios, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Universidade Federal do Amazonas e Associação Amazonense dos Municípios fará um estudo em todos os distritos e agrovilas do estado. O objetivo é detectar quais comunidades possuem serviço dos Correios e quais localidades podem receber novos postos.

O gerente de atendimento dos Correios, Carlos Alberto, explicou que a parceria com a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia facilitará a identificação de locais que possam receber novos postos do Banco Postal. “A parceria ajudará no contato com as prefeituras do interior, que podem viabilizar com mais rapidez a implantação das agências dos Correios e, como conseqüência, dos bancos postais”, afirmou.

O gerente de Geografia do IBGE, Argemiro Neto, também colocou o instituto à disposição para realizar estudos sobre a criação de municípios, bem como identificar áreas que possam receber agências dos Correios.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.


+