Dupla envolvida em furtos a residências e desmanche de carros roubados é presa

Por

07/01/2014 16h18 — em Policial

Uma ação conjunta que envolveu Policiais Civis lotados na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente e no Departamento de Repressão ao Crime Organizado resultou na tarde de segunda-feira nas prisões em flagrante de Russo lima de Azevedo, 46, e do sobrinho dele, Josué Carneiro de Freitas, 33, apontados como integrantes de uma quadrilha especializada em desmanche de carros roubados e furtos a residências em Manaus.

A ação foi coordenada pelos Delegados Sandro Sarkis e Mário Júnior, Diretor e Delegado Adjunto, respectivamente, do DRCO. Russo e Josué foram presos por volta das 16h, na residência de Russo, localizada na rua Barbosa Filho, Conjunto Riacho Doce, bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital, após os policiais averiguarem uma denúncia informando que no local funcionava um desmanche de carros, sob o comando do dono da casa.

No lugar foram encontrados seis televisores LCD, máquinas fotográficas, joias, celulares, quadros decorativos, bolsas, sapatos, pen drives, modem, dois automóveis, sendo uma S10 roubada de cor prata e placas NOR – 5943 e um Citröen C3 de cor prata e placas JXX – 5699, além de peças de carros.

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira  na sede do DRCO, o Diretor do Departamento, Delegado Sandro Sarkis, revelou como eles agiam. “Observamos o mesmo modus operandi. Eles escolhiam as residências em que as luzes ficavam acessas 24h, possivelmente quando os moradores estavam ausentes ou viajando.

 Os bairros que eles atuavam eram aqueles de classe média alta. Entravam no local com tranqüilidade, levavam o que queriam do lugar e ainda saíam no carro da vítima”, disse.
Sandro Sarkis destaca ainda que já foram identificadas duas vítimas sendo, uma delegada de Polícia e um juiz federal, que já estiveram na unidade policial e reconheceram os objetos pessoais que estavam em poder da dupla.

O Delegado Mário Júnior ressalta como foi realizado o trabalho de investigação que resultou na prisão da dupla. “Estamos no início das investigações, que se deu com as prisões em flagrante dos indivíduos. Eles estavam com esses objetos furtados. Já identificamos e estamos investigando mais um integrante no esquema. Acreditamos que tenham outros envolvidos nessa organização criminosa. Pretendemos descobrir os demais participantes e assim representar junto à Justiça a prisão preventiva de todos”, frisou.
Russo e o sobrinho Josué foram autuados em flagrante por receptação. Além desse crime, a dupla foi indiciada pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa.

Ao término dos trâmites realizados na unidade policial, Russo e Josué serão encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde irão ficar à disposição da Justiça.
O Delegado Mário Júnior pede às vítimas que reconheceram os pertences levados pela dupla, por meio das imagens, que compareçam à sede do DRCO, localizado na rua São Francisco, bairro Coroado 3, Zona Leste de Manaus, em posse de algum documento ou fotografia que comprove a propriedade do objeto para reaver o bem material.
 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Policial