Sarney em estado de saúde gravíssimo
Internado desde quarta-feira no Hospital Sírio Libanês, o senador e ex-presidente José Sarney, foi transferido para uma unidade de terapia intensiva (UTI), com infecção pulmonar, conforme divulgado pelos médicos responsáveis.
Em boletim, o hospital informa que o estado de Sarney se agravou nas últimas horas com “febres altas e tremores”, resultante de “derrame pleural bilateral” e “acumulação de líquidos” entre membranas próximas ao pulmão.
Sarney, nascido em 24 de abril de 1930, foi presidente do Brasil no período de 1985 a 1990, estando há 60 anos na política.
Serviu à ditadura como chefe de partido e senador, dando as costas em seguida ao unir aos movimentos democráticos contrários ao regime.
Em 1985, foi candidato a vice-presidente, mas acabou sendo o presidente face a morte do presidente eleito em sua chapa, Tancredo Neves, pouco antes da posse, tendo a responsabilidade de guiar o país nos primeiros anos pós ditadura.
Há 20 anos tem sido um dos principais líderes do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que atualmente é o principal partido de apoio da presidente Dilma Russeff.
Foi presidente do Senado quatro vezes, onde lá tem atuado desde 1991, e já declarou que este será o último mandato de sua vida.
Também ocupa desde 1980, a cadeira número 38 da Academia Brasileira de Letras.
NULL
ASSUNTOS: internado, José Sarney, pmdb, Política