Compartilhe este texto

Dia mundial do gato: conheça 7 curiosidades sobre os felinos

Por Portal do Holanda

17/02/2022 14h26 — em
Pet


Imagem: Liminha Júnior

Nesta quinta-feira (17) é celebrado o dia mundial do gato, um animal inteligente, independente e cheio de personalidade. A organização de direitos dos animais usa o dia para difundir necessidades e particularidades dos felinos, além de promover a adoção de gatos de rua.

No Antigo Egito os gatos eram considerados deuses, e foram representados em obras de arte e ganharam status de divindade. Já na Europa, eram considerados símbolo de mau presságio, e até hoje é comum ouvir que "gato preto dá azar". Confira 7 curiosidades sobre os gatos:

1. Em média um gato passa 2/3 do dia dormindo. Isso significa que em 9 anos de vida, apenas está acordado 3 anos. Eles podem viver, em média, até aos 20 anos, o que equivale a cerca de 100 anos humanos.

2. Gatos não tem clavículas, por isso, conseguem passar em qualquer local que sua cabeça também passe. 

3. Seu gatinho é apaixonado por você. Ele se apega de tal maneira, que passa a se comportar exatamente como você, seguindo sua rotina, como horários de dormir, comer e ir ao banheiro.

4. Eles possuem um instinto selvagem mais apurado do que os cães domésticos, e, dormir é um método de sempre estar descansado para imprevistos como fugir ou caçar. Quando o seu gatinho está dormindo, pode ter certeza de que ele está alerta.

5. Eles também são extremamente sensíveis às vibrações do ambiente e detectam tremores cerca de 10 a 15 minutos antes de um humano.

6. As unhas das patas traseiras de um gato não são tão afiadas quanto as das patas dianteiras, porque as unhas das patas traseiras não são retráteis e se gastam mais.

7. Para que um gato goste de você, é importante entender que eles não gostam de ser encarados. Em confrontos entre gatos, a tática mais utilizada é o olhar fixo, e o primeiro que pisca e desvia o olhar está se rendendo, demonstrando respeito. Um dos sinais de afeto para eles é piscar lentamente e então desviar o olhar.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Pet

+ Pet


22/12/2021

Erro 10001

22/11/2020

x