Siga o Portal do Holanda

Saúde e Bem-estar

Implante que devolve audição chega ao Brasil e pode ser feito pelo SUS

Publicado

em

Desenvolvida na Dinamarca e disponível em outros 25 países, o implante que desenvolve a audição a pacientes com surdez parcial chegou também no Brasil e já foi realizado com sucesso em cinco pacientes no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e, recentemente, no Hospital das Clínicas de São Paulo.

Conhecido como prótese auditiva ancorada no osso, o processo ajuda a transmitir o som diretamente para o ouvido interno sem precisar atravessar o canal auditivo, diferente dos aparelhos auditivos convencionais.

“Outra vantagem deste tipo de prótese é que o paciente pode testá-la antes mesmo da cirurgia e avaliar seu real benefício”, contou Ricardo Bento, médico otorrinolaringologista do Hospital das Clínicas de São Paulo.

De acordo com a publicação da Veja, a prótese mede de três a quatro milímetros e é fixada no osso do crânio do paciente, logo atrás da orelha. Segundo a Oticon Medical, o processador tem uma alta qualidade de som e pode ser removido quando houver a necessidade, para dormir e tomar banho, por exemplo.

O método é indicado apenas para pessoas com perda auditiva condutiva, com graus mais leves e moderados, ou mista, causadas por danos de células, e surdez unilateral, em apenas um dos ouvidos.

No Brasil, o procedimento pode ser feito de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em regime ambulatorial, sem a necessidade de anestesia geral e internação prolongada.

Outra boa notícia é que pode ser realizada em crianças a partir dos cinco anos de idade.

 

A menina que o tráfico matou

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.