Vermelhidão e pele do rosto irritada? Cuidado, pode ser rosácea

Por Portal do Holanda

24/11/2017 12h09 — em Saúde e Bem-estar

Foto: Reprodução

Muita gente sofre com as terríveis rosáceas na pele sem saber que tem o problema. A rosácea é uma doença que causa irritações e lesões inflamadas na pele do rosto, sobretudo nas bochechas, nariz, queixo e testa. Ela costuma afetar mais as mulheres, principalmente as claras, e surge geralmente entre 30 e 50 anos.

Os sintomas mais comuns da doença são vermelhidão, aparecimento de pequenos vasos inchados no nariz e bochechas, protuberância parecidas com espinhas e pele grosseira, nesse caso, o nariz é alargado e pode até dobrar de tamanho com o tempo.

Segundo a dermatologista Marcela Vida, do Hapvida Saúde, o problema pode se apresentar em quatro tipos diferentes:

Eritematotelangiectasica: cuja apenas com a vermelhidão e acentuação dos vasos sanguíneos de forma episódica.

Papulopustulosa: a vermelhidão é fixa e podem aparecer as pápulas e pústulas. 

Fimatosa: a pele torna-se espessa com poros dilatados, nódulos e aumento de volume de áreas do nariz, queixo, fronte. 

Ocular: vermelhidão e sensação de corpo estranho em pálpebras ou conjuntiva. 

A doença crônica não tem causa conhecida, nem cura, mas acredita-se que ela pode estar associada a fatores genéticos e condições do ambiente. O controle não é fácil, mas possível. Alguns tratamentos podem ajudar a amenizar a situação e conter os efeitos:

“Existem diversos tratamentos disponíveis: antibióticos orais e tópicos com objetivo de reduzir a inflamação, a isotretinoina oral, laser (luz intensa pulsada ou dye laser), nos casos de rinofima a eletrocirurgia ou laser de CO2”, explica Marcela.

Segundo ela, o cuidado constante com o paciente também é fundamental, dessa forma deve-se evitar variações bruscas de temperatura e o uso de produtos que tenham ácido em sua composição.
É importante também que o pessoa com rosácea, seja sempre acompanhada por dermatologista para acompanhar o tratamento.
 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Saúde e Bem-estar