Cemitério contamina água de poços no Tapanã
Uma pesquisa feita por estudantes e professores do Instituto Federal do Pará, Belém. Sobre a contaminação de poços localizados próximo a um cemitério do Tapaná. Quer confirmar a possibilidade de alteração da água em desacordo com os padrões do Conselho Nacional do Meio Ambiente.
A intenção é auxiliar os moradores do bairro quanto à escavação de poços e a utilização do recurso hídrico perto do cemitério, além de difundir os resultados das amostras coletadas. Um manual será disponibilizado com as consequências da contaminação da água e alternativas para a melhor qualidade de vida da população.
A equipe analisa a água que a população local utiliza para o consumo. A investigação se concentra na existência de bactérias em poços próximos ao cemitério. De acordo com o estudo, os cemitérios são um risco potencial para o ambiente. ‘’O cemitério do Tapanã é rodeado por residências, é possível que a água dos poços desta área esteja alterada e em desacordo com os padrões de valores máximos permitidos para a água potável pelo Conama. É imprescindível o conhecimento da qualidade da água utilizada pela população para uso doméstico e, até mesmo, para consumo humano.