Obama zomba de si próprio em programa de TV

Por Portal do Holanda

09/12/2014 8h30 — em Mundo

Washington (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, assumiu o papel de apresentador de talk-show nesta segunda-feira, zombando de si mesmo durante uma entrevista ao programa de Stephen Colbert.

"O cara é tão arrogante, aposto que ele fala sobre si mesmo na terceira pessoa", disse um sorridente Obama ao assumir o papel de Colbert no programa de canal a cabo Comedy Central.

Obama lidou com bom humor em todos os momentos do programa. Em um trecho, quando Colbert - com seu estilo irônico - elogiou os bons números de desemprego no país, o presidente lançou uma longa resposta sobre a necessidade de aumentar o salário mínimo.

"Você empregou um monte de gente... principalmente como secretário de Defesa", disse Colbert, em alusão à nomeação recente de um novo chefe do Pentágono, o quarto em seis anos de governo.

"Bem, isso impulsionou um pouco os nossos números", rebateu o presidente, que permitiu que Colbert inclusive perguntasse detalhes de sua vida cotidiana.

Quando o apresentador questionou se, ao fim do dia, o presidente deixa suas meias jogadas no chão como qualquer mortal, Obama assentiu. "Faço isso", admitiu.

"E gosta do seu trabalho?", perguntou o apresentador. "Adoro o meu trabalho. É um privilégio incrível", disse o presidente.

"Mas quando penso nisso, não penso em termos de título. Você pensa em como faz para dedicar-se ao povo americano, e depois, quando volto para casa... Michelle, Malia, Sasha me dão momentos difíceis e ali não há trombetas, elas me provocam sem piedade", acrescentou o presidente.

Colbert, cujo talk show completa 10 anos, se tornou uma das figuras mais relevantes dos programas de humor político, cada vez mais frequentes e populares na televisão americana.