Compartilhe este texto

Zé Roberto teria forjado racha para motivar massacre em presídios de Manaus

Por Portal Do Holanda

01/08/2019 11h33 — em
Policial


Foto: Reprodução

Manaus/AM - Ao menos 20 pessoas foram presas ao longo da última sexta-feira (27), durante a operação “Guará”, com suposto envolvimento em homicídios ocorridos no sistema carcerário do Amazonas.

As prisões ocorreram nos estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Na ocasião, outras quatro pessoas foram presas em flagrante.

De acordo com o delegado Sinval Barroso, diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO),  o grupo também é suspeito de estar envolvido no homicídio de Magdiel Barreto Valente, o “Magnata”, encontrado morto no dia 24 de maio deste ano, com sinais de tortura, no povoado de Cana Brava, na cidade de Caxias, no estado do Maranhão. “Magnata” era suspeito de ser integrante de uma facção criminosa que atua no Amazonas.

“O “Magnata foi torturado e assassinado. Mas antes de morrer foi obrigado a gravar um vídeo dizendo que o João Branco estava traindo a Facção do Norte. Membros dessa facção disseram que ele foi obrigado a gravar esse vídeo a mando do Zé Roberto, para mandar como salve aos demais membros, mas isso não temos nada confirmado, estamos investigando. As investigações continuam”, disse.

Conforme o delegado Mario Júnior, adjunto do DRCO, ao longo das investigações foi apurado que todos os presos estão envolvidos no esquema que culminou o massacre ano sistema carcerário da capital, no dias 26 e 27 de maio deste ano. “Nosso objetivo era conseguir esclarecer sobre os meios empregados, a motivação e as pessoas que participaram dessa trama que culminou na onda de morte dentro dos presídios.

Foram presos Maria Cléia Fernandes Barbosa, 45; Marcelo Frederico Laborda Júnior, 29, e Charles dos Santos Rodrigues, 29, o “Charles BB”, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Maria Cléia e Charles são irmãos do narcotraficante “Zé Roberto da Compensa”. Conforme as autoridades, Charles já possuía outro mandando de prisão em aberto e era fugitivo do sistema prisional. Os três suspeitos vão permanecer sob custódia da Polícia Federal no estado.

Ainda durante a operação, foram presos Andreza Rodrigues Lobo, 34, Leandro dos Santos Chaves, 25,  Rômulo Raphael dos Santos Morais, 27, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.  Com eles foram apreendidas significativa quantidade de entorpecentes.

Na cidade de Teresina, no Piauí, a polícia prendeu Daniel Fernandes Benvindo de Sousa, 21, Franco Jorge da Conceição, 31, Ivone de Araújo Mutimo, 38, Marcelina Sanches Pereira, 44, Rachel Barbosa de Oliveira, 37, Romário Ramalho Pinto, 25, e Sinélia Silva Prata, 48. Ainda foram cumpridos mandados de prisão preventiva ano estado Maranhão, em São Luís, onde ocorreu a  prisão de José Lobo Rodrigues, 36. Marlison Prata Mutimo Silva, 22, foi preso no mesmo estado, mas no município de Estreito.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, polícia, zona franca, Policial

+ Policial