Siga o Portal do Holanda

Esportes

Amazonense supera AVC para se tornar vice-campeão mundial de jiu-jitsu

Publicado

em

Foto: Hugo Fernando / Semjel

Manaus/AM - Sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ter como sequelas a perda da fala e de movimentos do corpo não foram suficientes para frear o lutador amazonense Adriano Gomes, 38, que se consagrou vice-campeão mundial de jiu-jitsu no Abu Dhabi World Pro Jiu-Jitsu Championship 2019, disputado no final de abril em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos - EAU). Adriano contou com apoio da Prefeitura de Manaus.

Com mais de 20 anos de arte suave, Adriano é faixa preta e compete pela categoria pesadíssimo. Mas, há pelo menos sete anos ele precisou reaprender tudo para dar a volta por cima após sofrer um AVC e ter o lado direito do corpo paralisado, além de perder a fala.

O paratleta amazonense fez duas lutas, vencendo a primeira por pontos e perdendo a segunda por pontos também no Abu Dhabi, que é considerado um dos principais campeonatos de jiu-jitsu do mundo.

O amigo e parceiro de treino de Adriano, Daniel Melo, 38, conta que o lutador é um exemplo a ser seguido. “É um incentivo para o Adriano participar das competições internacionais. Quem tem o pensamento de desistir, o Adriano é um exemplo e incentivo para essas pessoas. Ele tem muito a nos ensinar sobre superação pelo exemplo de vida que ele nos dá”, afirmou.

Adriano se prepara para disputar agora o Campeonato Amazonense de Jiu-jitsu, além do 1º Campeonato Brasileiro de Jiu-jitsu para Paratletas, em Florianópolis (SC) e a seletiva para o Abu Dhabi de 2020, no Rio de Janeiro (RJ).

O titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), João Carlos, destaca o exemplo de vida do paratleta amazonense. “Se a palavra lutador pode ser exemplificada, pode ser com a história de vida de Adriano. Superar um AVC é para poucos e ele teve toda a força para continuar sua vida e conquistar uma medalha em uma competição tão importante quanto o Abu Dhabi. E o apoio prestado pelo poder municipal a ele é fruto do trabalho do prefeito Arthur Virgílio Neto, sempre atencioso com os atletas do nosso Estado”, ressaltou.

Os ‘filhos bastardos’ do médico Mouhamad Mustafa

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.



Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.