Compartilhe este texto

Três dias depois do temporal, empresa ainda trabalha para recompor energia em Manaus

Por Portal Do Holanda

02/11/2012 18h50 — em
Amazonas



A Eletrobras Amazonas Energia  já prevê o restabelecimento total do fornecimento de energia elétric em Manaus. Os problemas   ainda estão relacionados à tempestade ocorrida na última terça-feira (30).


Segundo a empresa, a violência do fenômeno natural provocou recordes de chamados já registrados nos últimos anos no call center, o que teria provocando congestionamentos nas ligações. Os números registrados foram da ordem de 5 mil, quando a média normal é de 400 ligações.

Até as 16h desta sexta-feira (2), a empresa contabilizava o total de 400 ocorrências pendentes no Centro de Operação da Distribuição (COD). Os chamados são de vários pontos espalhados pela cidade. As áreas que ainda apresentavam o maior número de ocorrências eram: Alvorada, Tarumã, Compensa, Nova Esperança, Santa Etelvina, São José, Adrianópolis e Chachoerinha. No entanto, a companhia ressaltou que não há bairro inteiro sem energia elétrica. Os problemas estão relacionados a uma rua ou uma unidade consumidora (casa, comércio, etc) em específico.

Em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (1º), o gerente da Operação da Distribuição da empresa, Eduardo Vieiralves, informou que a prioridade máxima da empresa é de restabelecer todo o serviço de fornecimento de energia elétrica até este sábado (3).

“A tempestade tropical foi arrasadora e não poupou nenhuma área da cidade. Todas as zonas de Manaus foram atingidas. Sabemos dos problemas, mas pedimos a compreensão da população e reforçamos que estamos trabalhando com as equipes dia e noite para normalizar o serviço o mais depressa possível”, declara.

O gerente explicou que a empresa providenciou, em um primeiro momento, restabelecer o circuito de alimentadores (13.8 kV) que atendem um maior número de consumidores e, em seguida, atendeu os pontos mais isolados.

“Agora estamos atendendo os pontos de capilaridade que são muitos. Só para se ter uma idéia, até hoje ainda existem árvores, telhas, placas, entre outros objetos, em cima da rede elétrica. Por isso, existe uma dificuldade maior em atender alguns pontos”, esclareceu.

De acordo com Vieiralves, a quantidade de ocorrências atendidas em função da tempestade tropical ocorrida no dia 30 foi a maior de todos os últimos anos.

A Eletrobras Amazonas Energia possui um total de 14 mil quilômetros de rede elétrica de média e baixa tensão e 222 circuitos alimentadores somente em Manaus. Cada um desses circuitos atende uma média de quatro mil unidades consumidoras.

Até o momento, a empresa não calculou o prejuízo com o desastre natural e tem como prioridade, a normalização do serviço de energia elétrica em toda a cidade.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus, temporal, Amazonas

+ Amazonas