Compartilhe este texto

‘Tosca’, clássico de Puccini, apresenta inovação no cenário no Festival Amazonas de Ópera

Por Portal Do Holanda

04/05/2012 20h38 — em
Manaus



O 16º Festival Amazonas de Ópera (FAO) apresenta, neste domingo, 6 de maio, a partir das 19h, no palco do Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, s/nº, Centro, zona sul), um dos grandes clássicos do compositor italiano Giácomo Puccini, a ópera ‘Tosca’, que retrata a trágica história de amor, poder e traição envolvendo a cantora lírica Tosca e o pintor Cavaradossi.

 

A adaptação amazonense, com direção musical e regência do maestro Marcelo de Jesus, inova utilizando, pela primeira vez, um cenário virtual, com ilustrações que irão auxiliar o entendimento da trama. Projetadas durante o espetáculo, as telas foram criadas especialmente para a montagem de ‘Tosca’ no FAO pelo artista plástico Jair Jacqmont.

 

Segundo Marcelo de Jesus, elas vão situar o público ao longo da história. “É uma leitura da ópera através das artes plásticas. O concerto ilustrado é para ajudar a esclarecer a história para o público e uma forma de dialogar melhor com o público jovem, que, cada vez mais, tem prestigiado o festival. Por isso, também temos apostando na divulgação por meio das redes sociais”, destaca o maestro, que começou a trabalhar na organização da montagem ano passado.

 

Protagonista – Ponto alto do espetáculo é também a participação da soprano carioca Eliane Coelho, que vai interpretando a personagem título. A cantora é uma das sopranos brasileiras mais respeitadas no cenário internacional, com passagens pelas óperas de Frankfurt e Viena, onde assumiu papeis de destaque em diversos trabalhos. Recentemente, a soprano cantou o “Réquiem”, de Verdi, com a Filarmônica de Israel, sob a regência do maestro Zubin Mehta, um dos profissionais de regência respeitado no mundo inteiro.

 

Desenvolvida em três atos, ‘Tosca’ tem libretos de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa e é baseada na peça homônima do escritor Victorien Sardou. O tenor Juremir Vieira protagoniza o espetáculo interpretando o pintor Cavaradossi. Também participam da montagem os barítonos Rodolfo Giugliani e Vinícius Atique, os baixos Murilo Neves, Pepes do Valle e Roberto Paulo, o tenor Flávio Leite e os sopraninos Edilson Cardoso dos Reis e Marlon Souza Martins.

 

O Coral Infantil do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, o Coral do Amazonas e a Amazonas Filarmônica também integram o espetáculo. O pianista preparador é César Cañón, a direção de arte e ilustração é assinada por Jair Jacqmont, o design de vídeo é de Bruno Richele e o design gráfico e imagens são assinados por Marcia Lousan.

Nova récita – “Tosca” terá outra apresentação no sábado, dia 12 de maio, a partir das 20h, no Teatro Amazonas. Ao todo, mais de 220 profissionais estão envolvidos na apresentação da ópera. O espetáculo, com músicas em italiano, contará com legendas em português.
 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus