Sindicalistas dizem que trabalhadores ficam doentes por culpa de empresas

Por

29/07/2012 17h49 — em

Representantes de entidades sindicais manifestaram-se preocupadas com o crescente número de trabalhadores que estão adoecendo em Manaus com problemas diversos, porque as empresas não estão cumprindo o que determina a legislação e nem acordos coletivos de trabalhos. O relato foi feito durante um encontro que eles tiveram com o candidato Sabino Castelo Branco (PTB/...) no Comitê Central, à avenida Darcy Vargas.

Participaram da reunião o presidente do Sindicargas ( Sindicato de Cargas de Manaus),Carlos Gonzaga, representante do Sindicato dos Vigilantes,Cleverson Rego Freitas,o representante do Sindicato da Construção Civil,Francine Melo,além de Josenildo e Javanci, do Sindicato dos Rodoviários . 

Os sindicalistas disseram que no setor de transporte coletivo, por exemplo, é cada vez maior o número de trabalhadores que ficam doentes por conta de jornadas de trabalho além do que determina a legislação e a pressão interna por resultados que não acompanhados de uma política interna de reconhecimento. A carga de trabalho é tão grande,que segundo afirmaram, muitos trabalhadores começam a necessitar de atendimento psicológico.

No setor de cargas e descargas a situação, conforme relato dos sindicalistas,a situação também é preocupante. Segundo afirmaram o trabalho nos portos privativos de Manaus chega em determinadas situações, a reproduzir procedimentos impensáveis para uma relação de trabalho no século XXI.

Eles disseram que estavam encaminhando as demandas ao candidato Sabino Castelo Branco, mesmo tendo conhecimento que a relação de trabalho entre empregados e empresas está sujeita à legislação existente mas explicaram que necessitam do apoio de um político com densidade eleitoral e capacidade de se colocar no processo de forma corajosa e concreta.

O candidato Sabino Castelo Branco disse que uma das suas preocupações na Prefeitura de Manaus será justamente, de estabelecer um setor onde todos os setores da sociedade local tenha condições de contar com a atenção e o apoio institucional do prefeito, a fim de que situações semelhantes não continuem a ocorrer.

“Sei das dificuldades que vários setores sociais enfrentam e quero ser um prefeito presente em todas as situações e não apenas na função mais restritiva do cargo. Por isso,podem ter certeza de que ao chegar a prefeitura vou atuar com determinação e coragem para buscar dentro da lei e do diálogo relações justas para os trabalhadores, conforme diz a legislação.isto é possível de se fazer e eu vou fazer”, afirmou Sabino.

NULL

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+