Compartilhe este texto

SEGURO DESEMPREGO: União vence batalha contra pescadores do Careiro da Várzea

Por Portal Do Holanda

26/09/2012 8h13 — em
Amazonas



Manaus -  A União conseguiu admissibilidade ao recurso especial para ir ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra decisão do TRF1, que determinou à Delegacia do Ministério do Trabalho no Amazonas que aceite atestados emitidos pela Associação dos Pescadores e Pescadoras Profissionais do Município de Careiro da Várzea (AM), para a concessão de seguro desemprego no período de defeso.

A decisão que deu origem ao recurso da União teve como base o entendimento do Tribunal Federal da Primeira Região de que as cidades ribeirinhas do Amazonas nem sempre possuem Colônias de Pescadores, tendo,muitas vezes, apenas as Associações  a defender seus interesses. Com base em jurisprudência do TRF1, o colegiado do tribunal manteve a sentença de Primeiro Grau, por entender que a intenção do legislador foi possibilitar o sustento do pescador no período em que se encontra proibido de pescar, mediante a apresentação de documentos legítimos que informem sobre sua atividade.

VEJA DECISÃO NA ÍNTEGRA:

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, associacao dos pescadores, careiro da varzea, colonia dos pescadores, Amazonas, Justiça & Direito

+ Amazonas