Siga o Portal do Holanda

Sabino volta a negar chantagem e desafia operadoras de telefone

Publicado

em

Por

O deputado federal  e candidato a Prefeito de Manaus, Sabino Castelo Branco, do PTB, desafiou    as operadoras de telefone  do Brasil a provarem que ele estaria tentando fazer chantagem com essas empresas ao apoiar a criação de uma CPI para investigar essas empresas,conforme noticiou a coluna Holofotes, da Revista Veja, desta semana.

Durante entrevista coletiva, Sabino disse que a proposta da CPI foi apresentada pelo deputado Ronaldo Nogueira (PTB/RS) e que resolveu apoiar a iniciativa, convencido de que as operadoras em ação no Brasil prestam um péssimo serviço, cobram tarifas mais altas do mundo e atuam de forma cartelizada,sem dar espaço para que novas empresas passem a atuar no setor.

Sabino confirmou que esteve com toda a bancada federal do PTB no Ministério das Comunicações para uma reunião com o ministro, em busca de alternativas viáveis para o setor de telefonia. “O problema é nacional e por isso toda bancada do PTB foi a essa reunião para buscar uma alternativa para esse setor, que é fundamental para o povo brasileiro”, explicou.

O deputado disse que as estimativas oficiais indicam que no Brasil existam 173,9 milhões de celulares em operação, o que significa dizer que para cada 10 habitantes, nove têm aparelhos celulares, o que coloca o país entre os cinco com maior número de celulares do mundo. “Mesmo assim,o Brasil tem a segunda tarifa de telefonia celular mais cara do mundo”, explicou.

O deputado e candidato Sabino Castelo Branco, observou que apenas quatro operadoras, Vivo,Oi,Tim e Claro dominam o mercado. Ele explicou que quem usa celular no Brasil paga em média US$ 24 centavos o minuto,enquanto na Índia esse custo é de apenas 1 centavo de dólar o minuto. Segundo estudos de especialistas, na Indonésia e na China esse custo chega a 3 centavos de dólar.

De posse de um estudo do analista Robin Bienenstock, de uma empresa especializada no setor, Sabino Castelo Branco citou que 82% das pessoas que compram aparelhos celular no Brasil,fazem a opção pelo plano pré-pago, utilizando o aparelho basicamente para receber recados, o que conforme avalia o deputado, é um retrocesso nos dias atuais.

Sabino disse que vai manter-se favorável a CPI para investir as operadoras e manifestou esperanças de que outros setores organizados da sociedade do Amazonas e do próprio Brasil,tenham uma participação direta na luta para se quebrar o cartel,viabilizar novas empresas no setor, como forma de reduzir custos para o consumidor brasileiro, ao mesmo tempo,viabilizando mais oportunidades de emprego e desenvolvimento de novas tecnologias.
 

NULL

+

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.