Resultados da Reman seguram economia do Amazonas
Desaquecimento na indústria do Estado foi minimizado pelo crescimento de 16,5% na produção de gasolina
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o aumento da produção de gasolina automotiva segurou a economia do Amazonas no mês de fevereiro deste ano, quando o Estado foi apontado como o segundo maior desaquecimento na indústria, perdendo apenas para o Rio de Janeiro.
O resultado positivo é refletido também na arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) do Estado, onde a Petrobras continua em primeiro lugar na relação das maiores contribuintes. De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), no primeiro trimestre deste ano a Companhia repassou 20,79% de todo montante recolhido pelo Estado.
Ainda segundo os dados do IBGE, a queda de 8,3% na produção industrial de fevereiro, em relação ao mesmo mês do ano passado, mostra que o desaquecimento foi provocado principalmente pelo recuo de 23,9% na produção de máquinas e equipamentos.
De acordo com os dados do anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, editado pela Frente Nacional dos Prefeitos, na classificação nacional, Manaus aparece como a terceira cidade com maior arrecadação de ICMS do Brasil, ficando atrás de São Paulo e Rio de Janeiro
ASSUNTOS: Manaus