Compartilhe este texto

Prefeitos defendem interiorização do desenvolvimento

Por Portal Do Holanda

06/11/2012 12h03 — em
Manaus



Um grupo de cinco prefeitos de municípios do interior do Amazonas está em Manaus para conhecer as principais políticas estaduais e federais que podem ser aplicadas nas cidades para desenvolvimento econômico e social. Os prefeitos estiveram na segunda-feira  pela manhã com a diretoria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, à tarde, foram ao encontro do superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Thomaz Silva. O deputado estadual Sidney Leite (DEM) é quem está articulando as visitas dos prefeitos às autoridades.

Estão participando dos encontros, Adalberto (PSD) de São Sebastião do Uatumã (a 246 quilômetros a leste de Manaus), Nene Machado (PDT) de Nhamundá (381 Km a leste), Marlene (PMDB) de Jutaí (749 Km a oeste), Mariolino (PDT) de Santa Isabel do Rio Negro (629 Km ao norte) e  Amintas (PR) de Boa Vista do Ramos (270 Km a leste).

Para o chefe geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Rossi, a iniciativa aproxima os prefeitos e permite apresentar de que forma a Embrapa pode ajudar a desenvolver o primeiro setor nesses municípios. “Primeiro, eles devem identificar a vocação da região, se é agropecuária, fruticultura ou horticultura, por exemplo. A partir daí, podemos fazer um acordo de cooperação técnica para estudar um projeto específico para a área”, explica Rossi.

O superintendente regional da Conab, Thomaz Silva, disse que sempre aguarda essa aproximação de prefeitos eleitos, mas que raramente encontra. Silva explicou que o principal objetivo do órgão é trabalhar a regionalização da merenda escolar, mas muitas administrações sentem dificuldade na elaboração dos projetos. “Faltam boas propostas. Há muito recurso para compra de produção, subvenção de preços e capital de giro, porém muitas vezes não conseguimos desenvolver projetos pelas dificuldades mais básicas como falta de documentos de produtores, por exemplo, o que impossibilita a emissão de nota fiscal”, afirma.

Em São Sebastião do Uatumã, o prefeito Adalberto conta que a agricultura foi tão pouco estimulada que somente a mandioca é plantada como cultura de subsistência. “Se eu quisesse implantar hoje no meu município um programa de merenda escolar eu não teria quantidade nem variedade para comprar internamente. Precisamos recomeçar e mostrar para a população que eles podem ter uma renda a partir da agricultura”, afirma. 

De acordo com o deputado estadual Sidney Leite (DEM), o objetivo é fazer a ponte entre os novos administradores e aqueles que podem agregar parcerias para o desenvolvimento econômico dos municípios.

“O grande desafio hoje para qualquer governante é interiorizar o desenvolvimento econômico no nosso Estado. O primeiro setor é o melhor caminho para gerar alternativa de emprego e renda nesses municípios”, destacou Sidney Leite.  A ideia, segundo ele, é buscar tecnologias dominadas dentro de atividades já praticadas no interior do Estado, como a mandioca que hoje pode produzir em média de oito a doze toneladas com a tecnologia da Embrapa.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, desemvolvimento, embrapa, interiorização, Manaus

+ Manaus