Compartilhe este texto

Polícia Militar começa enviar tropas para o reforço no interior

Por Portal Do Holanda

20/09/2012 13h41 — em



A pedido do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), Flávio Pascarelli e do governador Omar Aziz (PSD) a Policia Militar inicia o reforço policial para as eleições deste ano no interior do estado. Haverá reforço no efetivo da PM em todos os municípios sendo que em alguns municípios distantes como Boca do Acre, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira os policiais já começaram ser enviados para o primeiro turno das eleições, que ocorre no dia 7 de outubro.


De acordo com o Comandante do Comando de Policiamento do Interior (CPI) Tenente Coronel Rommel Paulo Pereira, a PM aumentará o contingente para o reforço na segurança das eleições, definido em 830 integrantes. O comandante disse que ainda em alguns municípios haverá também a presença de tropas federais.

A reunião entre Pascarelli e Omar Aziz foi realizada na casa do governador, ontem, pela manhã. Segundo o presidente do TRE, o encontro foi motivado por relatos de insegurança nos municípios do interior, como o ocorrido em Nhamundá (a 383 quilômetros a leste de Manaus), onde a juíza e a promotora eleitorais, respectivamente, Vanessa Leite Mota e Elizandra Leite Guedes, chegaram a abandonar o município no final do mês passado, por falta de sergurança.

A juíza de Nhamundá alegou ao TRE que já teve a casa invadida duas vezes e a promotora destacou que chegou a ser abordada por mais de 200 componentes de uma agremiação política  depois da prisão de um integrante da mesma facção no ultimo dia 30 de agosto.
Para Pascarelli, que percorreu algumas cidades do interior neste período eleitoral, o clima é de animosidade. “Nos municípios do interior, os eleitores não têm candidatos. Eles têm lados”, afirmou.

Na primeira reunião realizada no TRE para discutir a segurança nas eleições deste ano, a PM havida definido um contingente de 830 policiais para 44 cidades do Estado, 30 dias antes das eleições. Ontem, o presidente do TRE afirmou que a polícia fará uma redistribuição do efetivo e que os policiais começarão a chegar ao interior 15 antes das eleições. Segundo ele, em pleitos anteriores, o reforço na segurança era enviado apenas três dias antes da votação.

A Polícia Federal (PF) também vai contribuir com o reforço na segurança, disponibilizando equipes para dez municípios do interior, que serão selecionados pelo TRE, de acordo com a necessidade.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já aprovou o envio de forças do Exército para 29 municípios do Amazonas. Faltam ser julgados os pedidos feitos por Juruá, Apuí, Eirunepé, Borba e Anori. O TSE definiu ainda o envio de tropas da Marinha para cinco cidades, entre elas Manaus. Os outros município são Tefé, Parintins, Itacoatiara e Boca do Acre.
 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: eleicao 2012, pm, Eleições 2012 - Interior do Amazonas

+