Compartilhe este texto

Omar anuncia cartão solidário no valor de R$ 400 para desabrigados pelas enchentes no Amazonas

Por Portal Do Holanda

15/04/2012 15h28 — em
Amazonas



O governador  Omar Aziz esteve em Caapiranga  e Anamã  no último sábado  para entregar  implementos agrícolas aos produtores rurais  e  anunciar  medidas para ajudar os municípios a enfrentarem os efeitos das cheias, entre elas o cadastramento das famílias para receberem o cartão Amazonas Solidário no valor de R$ 400.

Segundo a Defesa Civil, 31 municípios devem decretar estado de emergência por conta da cheia nas calhas dos rios Amazonas, Solimões, Madeira e Purus, nos próximos dias. Desses, 18 já estão oficialmente em situação de emergência e 12 estão em análise. Nesta segunda-feira, dia 16, Anamã deve entrar com o pedido de decreto de emergência. Em Caapiranga, o segundo município visitado no sábado, a previsão é de que em 15 dias o município deverá ser todo afetado pela enchente que já castiga a zona rural.
 

“Esse recurso (do Cartão Solidário) não vai resolver todos os problemas das famílias que estão sofrendo com a cheia, mas pode ser usado para comprar madeira e outros materiais que possam ajudá-las a ter um pouco mais de comodidade nessa situação calamitosa”, disse o governador. Segundo ele, outras medidas sociais estão sendo implementadas nos municípios visitados, como o programa “Viver Melhor”, que promove reforma e adaptação de casas de deficientes físicos, e o “Oportunidade & Renda”, que visa combater o desemprego por meio de capacitação profissional, encaminhamento ao emprego e financiamento para quem optar por uma atividade autônoma. Omar Aziz também ressaltou que há 15 dias pagou o subsídio da malva e da juta para os produtores da região.

 

Pacote de ações – O governador anunciou outras ações que devem ser levadas aos municípios, como o asfaltamento da estrada que liga comunidades rurais de Anamã ao porto da cidade, além da implantação de uma indústria de beneficiamento de Açaí, um projeto para a produção de peixe em cativeiro e a urbanização de uma área de 1.200 lotes destinada a moradias.

 

Em Anamã, onde a zona rural do município já foi toda afetada pela subida do rio, a expectativa é de que em uma semana a água alcance toda a sede, incluindo o hospital da cidade. As escolas também foram afetadas e as aulas suspensas. A Secretaria Estadual de Saúde (Susam) e a Prefeitura de Anamã montaram um plano para transferir o atendimento médico da população para uma balsa de dois andares adaptada para esta finalidade, que chegará num prazo máximo de cinco dias ao município. O secretário Estadual de Saúde, Wilson Alecrim, que, junto com o presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Evandro Melo, acompanhou o governador na viagem, afirmou que apenas o atendimento cirúrgico não será feito na balsa. Os pacientes nessa situação serão removidos para Manacapuru e Manaus.

 

A FVS está atuando na prevenção de doenças de veiculação hídrica e transmitidas por mosquitos, como a malária, nos municípios afetados. Agentes de saúde já atuam na orientação para evitar a utilização de água contaminada e na distribuição de hipoclorito. A Defesa Civil do Estado atua no cadastramento de todas as famílias que vão receber os cartões Amazonas Solidário em Anamã, cuja  população é de 10,1 mil habitantes, e em Caapiranga que tem 10,9 mil.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas