Compartilhe este texto

Novos ônibus começam a circular na segunda feira

Por Portal Do Holanda

18/08/2012 15h14 — em
Manaus



As vias do entorno da rotatória do bairro Santa Etelvina estavam tomadas pelos 85 novos ônibus articulados.  Todos os veículos possuem equipamentos para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, espaço para fixação de cadeira de rodas, para cão-guia acompanhante de portadores de deficiência visual, maior espaço entre os bancos, corredor mais largo para melhor circulação interna, saídas de emergência e faixas refletivas ao longo da carroceria para os ônibus serem melhor visualizados no período da noite.


Na manhã deste sábado, 18, o Superintendente Municipal de Transportes Urbanos – SMTU, Wesley Aguiar, juntamente com as empresas Rondônia, Integração e Global entregaram os ônibus que compõe as linhas troncais, ou seja, que saem dos terminais 3, 4 e 5 nas Zonas Norte e Leste e seguem para o Centro e depois retornam aos bairros, beneficiando assim as linhas 600/650/652 (Zona Leste) e  linhas  300/350/351/448(Zona Norte).


Os novos veículos articulados têm capacidade para transportar 55 passageiros sentados e 102 em pé. A nova frota também já está adaptada para o sistema BRT “Bus Rapid Transit” que utiliza corredores exclusivos para o trânsito de veículos de transporte de massa. “Com esta nova frota Manaus contará com 161 ônibus articulados, número que já ultrapassou o previsto para a implantação do BRT”, afirma Wesley.


A frota atual tem idade média de 2,65 anos, fato que torna Manaus a cidade com a frota mais nova do país, com 60% dos ônibus em operação renovados.


O edital de licitação previa a colocação de 858 veículos novos, mas esse número chegou a 881 entre convencionais, articulados e transporta. Com o incremento, o total de veículos da frota de Manaus é de 1.719 veículos cadastrados.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Manaus

+ Manaus