Compartilhe este texto

A luta politica numa cidade gaúcha dentro do Amazonas

Por Portal Do Holanda

29/07/2012 10h22 — em



Com 141 anos de existência, única cidade localizada à margem esquerda do Rio Madeira, distante 675 km de Manaus, Humaitá é conhecida por sua grande concentração de migrantes sulistas principalmente gaúchos.


Muitos foram os personalidades da política do Amazonas que nasceram em Humaitá, como os ex-governadores Plínio Ramos Coelho, Álvaro Maia, além de Almino Affonso, ministro de estado no governo de João Goulart (1962).


Com uma população de 44.116 habitantes (IBGE/2011), Humaitá prepara-se para escolher entre quatro candidatos quem irá governar o município até 2016.

Numa feito raro, José Cidenei Lobo (PMDB), o Dedei Lobo, conseguiu reunir a maioria das facções politicas já vista em coligações pelo interior do Estado. Nada menos que 12(doze) partidos das mais variadas vertentes politicas apostaram na indicação de Dedei Lobo (PMDB) que vai tentar repetir outro feito: conseguir um segundo mandato consecutivo no cargo de prefeito de uma cidade conhecida como politizada e acostumada a abater políticos em pleno vôo. 
 Na recente história política de Humaitá, somente o ex-prefeito Renato Pereira Gonçalves conseguiu dois mandatos consecutivos, e era até seu falecimento, o vice-prefeito de Humaitá.

Em oposição ao atual prefeito, o professor Sidney Temo (PTB) e o ex-prefeito e ex-deputado Roberto Rui Guerra (PP) também estão no páreo demonstrando que o cenário politico em Humaitá apresenta – até o momento – céu de brigadeiro. Ao longo da campanha politica o “clima” pode mudar. Ou não.  É esperar pra ver.
 

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, humaitá, Eleições 2012 - Interior do Amazonas

+