Compartilhe este texto

Luiz Castro critica demora a atendimento a haitianos

Por Portal Do Holanda

27/02/2012 14h35 — em
Política




Durante Audiência Pública desta segunda-feira, referente à situação vulnerável dos haitianos no Amazonas, o deputado estadual Luiz Castro (PPS) criticou o Governo Federal pela falta de prioridade para o problema em questão, principalmente nos Estados do Amazonas e Acre, apontando a capacidade limitada desses estados em absorver uma migração desse porte.

A discussão é resultado do requerimento Nº 14/2012 de autoria dos deputados estaduais Marcelo Ramos (PSB), José Ricardo (PT) e do próprio Luiz Castro (PPS), e tem como objetivo encontrar soluções concretas para a situação de mais de quatro mil haitianos que se encontram no Estado, junto aos órgãos que participaram do evento.

Luiz Castro aproveitou a oportunidade e questionou se há necessidade de novos espaços para acolher os haitianos que ainda não chegaram ou acolhida para os que estão em condições subumanas. O parlamentar também debateu as ações integradas na área de saúde, do ponto de vista preventivo, diagnóstico e de tratamento para o novo contingente populacional e como estão sendo providenciados os encaminhamentos. <BR><BR>

Para tentar amenizar o problema em questão, Luiz Castro apontou o Hospital Santa Casa de Misericórdia para a concentração do trabalho inicial de atendimento na área da saúde, socioeducativo, de documentação e consequentemente, poder reativar parcialmente o trabalho da Santa Casa, com integração de voluntários, equipe médica, do município e de entidades de saúde privada. “Nós temos médicos e profissionais interessados nessa opção”, completou. 

Luiz Castro disse ao representante do governo federal que é preciso ter mais clareza em relação à política federal para os haitianos. Ele questionou se há um levantamento de quantos haitianos vieram apenas como ponto de transição de passagem, e também se o governo federal já fez um levantamento minucioso, até mesmo para facilitar a ida daqueles que voluntariamente quiserem se deslocar para outros Estados, sem forçar a situação. “É preciso mais agilidade por parte do governo”, completou Luiz Castro pedindo que o governo seja mais presente nesse processo. 

Saúde 

O parlamentar também ressaltou o problema da saúde no Amazonas dizendo que a falhas no sistema de saúde não são por conta dos haitianos. “São problemas decorrentes também do fluxo migratório dos municípios e Estados vizinhos como: Pará, Ceará, Maranhão”, criticou.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política