Compartilhe este texto

Gatsby do Brasil perde ação contra Suframa

Por Portal Do Holanda

20/07/2012 16h48 — em
Amazonas



As empresas que desejam renovar o cadastro na Superintendência da Zona Franca de Manaus para ter acesso aos incentivos fiscais do modelo devem estar com as devidas certidões negativas de débito em dia. O entendimento foi confirmado pela Justiça Federal (1ª Vara da Seção Judiciária do Estado do Amazonas) que deu sentença favorável à Suframa ao julgar Mandado de Segurança (nº 10303-28.2011.4.01.3200) impetrado pela empresa Gatsby do Brasil.


Na sentença,fica claro que “a exigência de certidão de tributos não viola os princípios da livre iniciativa ou da livre concorrência. Pelo contrário a sua expedição reflete apenas a situação da pessoa como contribuinte, sendo necessária a obtenção de benefícios ou incentivos fiscais, como no caso em tela. Ademais, a comprovação de regularidade fiscal atende, ainda, ao princípio da supremacia do interesse público sobre o privado e ao princípio constitucional tributário da isonomia na medida em que confere apenas aos contribuintes em dia com suas obrigações fiscais o acesso a benefícios fiscais”.

Como parte da defesa, a Advocacia-Geral da União (AGU) - por intermédio da Procuradoria Federal no Estado do Amazonas (PF/AM) e da Procuradoria Federal junto à SUFRAMA – argumentou que a autarquia tem poder de polícia na administração da Zona Franca, podendo aprovar projetos técnico-econômicos; acompanhar e controlar a entrada e saída de mercadorias nacionais e importadas; acompanhar, avaliar e controlar a produção incentivada no modelo; bem como processar operações pertinentes à importação, exportação e armazenagem de mercadorias, na área da Amazônia Ocidental com vistas à indução do desenvolvimento econômico da Região, mediante a concessão de benefícios fiscais, incluindo o cadastro e habilitação de empresas que venham a pleitear esses benefícios.

NULL

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Gatsby do Brasil, Suframa, Amazonas

+ Amazonas