Empresa treina para prevenir poluição do rio Negro
O tempo necessário para retirar das águas do Rio Negro qualquer substância química proveniente de acidentes e situações de emergência sem prejudicar o equilíbrio ambiental ou afetar a saúde dos seres vivos é de 10 minutos. O tempo foi estipulado na desta segunda-feira em exercício realizado por médicos e especialistas de diversas áreas do Grupo Chibatão, que simularam os procedimentos a serem executados caso uma situação semelhante ocorra em seu terminal portuário.
Para dar maior veracidade a simulação, meia tonelada de pipoca foi espalhada sobre a água em uma área igual a dois campos de futebol oficiais, como forma de demonstrar a influência da correnteza fluvial em situações similares, além da urgência e preparação adequada para evitar que a dispersão do material no rio.
“Todos os procedimentos executados assim como o tempo total de resposta estão de acordo e previstos na Norma Regulamentadora 3.214, do Ministério do Trabalho, que normatiza as atividades de segurança nas operações portuárias”, explicou o engenheiro ambiental do Grupo Chibatão e coordenador da atividade, Marcos Aurélio Melo.

ASSUNTOS: Manaus