Casas para dois mil desabrigados pelas enchentes

Por

14/06/2012 14h54 — em Amazonas

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, liberará recursos para a construção de oito mil casas aos desabrigados pela enchente  dos rios no Amazonas e para reformar duas mil residências que fazem parte do Programa Estadual de Atenção à Pessoa com Deficiência “Viver Melhor”, desenvolvido pelo Governo do Amazonas.


O anúncio de liberação de verba para o Estado foi feito nesta quarta-feira (13), à noite, durante reunião do ministro com a deputada federal Rebecca Garcia (PP/AM), na sede do Ministério das Cidades, em Brasília.

A liberação dessa verba do governo federal é resultado de uma articulação realizada pela deputada Rebecca Garcia com o apoio do governo estadual. Há um mês a parlamentar vem promovendo reuniões com o ministro e com técnicos do Governo do Amazonas. Um dos encontros em Brasília contou com a presença do governador Omar Aziz, que fez algumas solicitações de apoio financeiro a projetos estaduais.

“Na nossa primeira reunião com o ministro das Cidades (Aguinaldo Ribeiro), solicitamos recursos financeiros para indenizar as famílias que tiveram suas casas atingidas pela cheia dos rios em Manaus. Após algumas conversas, entramos em consenso e o ministro nos informou que em vez de indenizar o ministério liberará verba para construir novas casas”, disse Rebecca.

Ainda segundo a deputada a liberação do recurso para construção de oito mil casas será feito com o apoio do Ministério da Integração Nacional. De acordo com ela, essa foi a maneira encontrada para acelerar a liberação do dinheiro e, assim, fazer o atendimento imediato ás vítimas da enchente. Já a verba para reforma de duas mil casas será considerado um apoio do governo federal ao Programa “Viver Melhor” que, entre outras medidas, proporciona a instalação de equipamentos de acessibilidade em casa de pessoas com deficiência.

NULL